Home
O Hapki-do
O Kwan Jang Nim
Hapki-do e Acupuntura
Publicações
Eventos
Workshops
Destaques
Onde Estamos
Nossos Horários
Fotos / Videos
Parceiros
Convênios
Amigos Marciais
Contato
Livro de visitas
 

                            HAPKI-DO

   
                         HAP - União, Coordenação, Harmonia

                              KI - Energia, Poder, Eficiência

                                  DO - Caminho, Doutrina

                   Podemos traduzir HAPKI-DO de algumas formas:

                        “ O caminho das energias harmoniosas “

                            “ O caminho da união da energia “

                           “ O caminho do poder coordenado “


      O HAPKI-DO é uma Arte Marcial de origem coreana com raizes milenares idealizada pela necessidade de um povo em processo de unificação e a partir da junção de várias técnicas de luta de povos vizinhos. A região que hoje conhecemos como Coréia, em 668 d.c. era dividida em 3 principais reinos que se encontravam em processo de unificação: Shilla, Kokuryo e Paekche.

      Em uma época de barbaria e guerras, foi necessário a criação de um pequeno exército para proteção da rainha Chin Heung, a qual era a principal responsável pela unificação dos reinos.

      Esse pequeno exército era formado por homens fortes e grandes conhecedores de técnicas milenares de defesa com mãos livres, armamentos, técnicas de respiração, concentração e controle do corpo, além de ensinamentos de literatura, ética e filosofia.

      Esse grupo era conhecido como os Hwarang dando assim origem a técnica conhecida como Hwarang-do, influenciadora de algumas outras técnicas de lutas coreanas, mas a principal base do HAPKI-DO que adota como lemas de condutas os mesmos utilizados pelos Hwarang:

 - Amar a pátria;

 - Respeitar os pais;

 - Confraternização mútua;

 - Não recuar um só passo a luta;

 - Ajudar os fracos.

      As guerras e as influências de Artes Marciais de povos vizinhos tornaram o HAPKI-DO que conhecemos hoje uma Arte Marcial extremamente versátil, dinâmica e por que não dizer, completa.

      Suas técnicas possibilitam a defesa própria e de outros nas mais variadas situações utilizando mãos livres, armas tradicionais ou improvisadas (chaves, guarda-chuva, escova de cabelo, revistas, vassouras, etc), técnicas de chutes, de chão (luta, quedas e rolamentos), torções, quebramentos, imobilizações, movimentos para aproveitamento da força do adversário, movimentos giratórios, pontos de pressão.

      Quando falamos em pontos de pressão, falamos em pontos de Acupuntura e aqui vale citar que o aprendizado de Acupuntura e Massagem também faz parte do HAPKI-DO.

      Em um primeiro momento o aluno aprenderá vários pontos de pressão para o auxílio na execução dos movimentos de defesa, visto que a pressão com a intenção de executar um golpe causa grande dor.

      Com o decorrer da graduação, o aluno aprenderá que muitos dos pontos antes utilizados como defesa, possuem função terapêutica desde que utilizados de forma correta para este fim.

      Para um melhor entendimento das técnicas do HAPKI-DO podemos estudar três elementos: YU (água), WON (círculo) e WHA (harmonia).

 - YU (água) - desenvolvimento da energia  e força através do fluxo e refluxo da água. A água representa, dentre outras coisas para os coreanos, a adaptabilidade. Ela não perde a forma e não podendo vencer o contato contra algum objeto, não existirá conflito, simplesmente se adapta. Assim deve ser o homem, procurando adaptar-se aos obstáculos da vida;

 - WON (círculo) - é o conceito de ganhar força e energia através do movimento giratório. Também simboliza a trajetória do praticante onde, na conclusão de uma fase, simbolizada pelo círculo, terá início uma nova fase descrevendo um novo círculo menor, formando espirais que levarão o praticante, não à frente, mas sim para cima;

 - WHA (harmonia) - é o que levará o praticante à combinação entre mente, corpo, situação e técnica. A harmonia consigo é o primeiro passo para que a harmonia com adversário, situação e técnica também seja alcançada.

      O HAPKI-DO chegou ao Brasil oficialmente em 1972 com a vinda do Grão Mestre Park Sung Jae, detentor do estilo Jung Do Kwan, enviado com a missão de divulgar e organizar esta Arte Marcial em nosso país.

" Reinauguração do Monumento ao Hapki-Do instalado agora no 2º Batalhão de Polícia do Exército (antigo 2º Batalhão de Guardas), Osasco, em 26/11/2009 ".

      Ele se instala em São Paulo e tem como primeira turma duzentos soldados do exército brasileiro, ministrando aulas no 2° GCAM 90, quartel localizado na região de Quitaúna onde, em 25 de Janeiro de 1973, foi erguido um monumento em homenagem ao HAPKI-DO, monumento este que foi transferido para o 2º BPE (antigo 2º BG), em Osasco, tendo sua reinauguração oficial em 26 de Novenbro de  2009.

      Como em toda atividade física bem direcionada, vários são os benefícios adquiridos na boa prática do HAPKI-DO, os quais podemos citar a melhoria da coordenação motora, flexibilidade, força, agilidade, consciência corporal, sociabilização e alívio do estresse.

      Toda aula de HAPKI-DO sempre tem início com exercícios respiratórios, promovendo ao praticante dois grandes benefícios: consciência do ato de respirar e fortalecimento energético visto que a respiração é uma das principais formas de captação de energia.

      Ainda podemos citar como benefício a melhoria da auto estima e confiança, pois o praticante, durante a sua graduação, estará sempre superando fases, dificuldades, obstáculos simbolizados pela mudança de faixas na qual, as cores que antigamente determinavam diferentes classes sociais, hoje representam a hierarquia dentro do tatame e este processo de superação poderá ter reflexos em todos os aspectos de sua vida.


      ORGANIZAÇÃO

      Desde o surgimento do Hapki-Do no Brasil, várias entidades foram criadas com o objetivo de organizar esta Arte Marcial. Muito foi feito mas é em meados de 2014 que é criada a HBCN - Hapkido do Brasil Confederação Nacional. Com a missão de normatizar e tendo como alierce principal o próprio Grão Mestre Park Sung Jae, a HBCN começa um trabalho de organização e divulgação do Hapki-Do ao mesmo tempo que procura promover a maior união entre os praticantes desta nobre Arte Marcial, entendendo que sem esta união nada de novo e produtivo será conquistado.

Saiba mais em: www.hbcn.com.br


 

                          Texto elaborado por

                            CARLOS EDUARDO CRAVO

                                  Mestre 5º Dan em Hapki-Do

                                  Terapeuta Holístico - CRT 25.568

                                  Formado em Educação Física - CREF 03638 G/SP

                                       


 
Top